bauschelomb

LENTES ESPECIAIS
tecnologia a serviço da visão

Astigmatismo

O astigmatismo ocorre quando a luz vinda de um objeto a qualquer distância não consegue ter um único ponto de foco no fundo do olho (retina), pois os meridianos oculares possuem curvaturas diferentes entre si1, 2.

A curvatura da córnea, nos casos de astigmatismo, possui um formato mais parecido com um ovo, o que difere de uma córnea normal que é redonda. Assim, o olho não é capaz de distinguir, ao mesmo tempo, com a mesma nitidez, linhas verticais e horizontais, por isso, as pessoas que sofrem de astigmatismo enxergam todos os objetos distorcidos ou não nítidos, independente da distância (próximos ou distantes).

Em geral, as pessoas que sofrem de astigmatismo relatam que a sensação da visão é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado quando colocado na frente de uma vista saudável.

O astigmatismo pode ocorrer em conjunto com a miopia (deficiência para ver de longe), hipermetropia (deficiência para ver de perto) ou presbiopia (vista cansada, em geral depois dos 40 anos de idade). Um astigmatismo leve pode ainda se desenvolver ao longo dos anos, devido à alteração da superfície do olho, a córnea.

Em alguns casos é comum que a pessoa com astigmatismo possa apresentar alguns sintomas como: dor de cabeça, impossibilidade de ler pequenas letras, fotofobia (aversão à luz), lacrimejamento e até mesmo náuseas.

1Cleber José Godinho [et al.]. O padrão CG em lentes de contato.– Rio de Janeiro: Cultura Médica, pág 29, 2008)
2(Stein Harold [et al.].Residents Contact Lens Curriculum Manual. Second Edition, Appendix pág 226).
+ler mais

Correção do Astigmatismo

Há hoje no mercado diversas opções para os que possuem astigmatismo.

As mais comuns são : o uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Para escolher a melhor opção, o primeiro passo é sempre visitar um médico oftalmologista que vai determinar junto com cada paciente a correção apropriada considerando a saúde ocular, estilo de vida, dentre outros aspectos.

Uma boa opção para muitos que possuem astigmatismo é o uso das lentes de contato tóricas. Ao contrário do que muitos imaginam, as lentes tóricas não precisam ser necessariamente rígidas ou difíceis de se adaptar. Muito pelo contrário, as lentes tóricas gelatinosas atuais proporcionam conforto e boa visão para os pacientes com astigmatismo.

Existem várias vantagens em se utilizar uma lente de contato gelatinosa tórica:

1. São confortáveis por serem desenvolvidas em materiais gelatinosos (hidrogel ou silicone hidrogel);
2. São fáceis de se adaptar e de manusear;
3. Permitem a prática de esportes sem comprometer o desempenho do atleta;
4. Proporciona um campo visual maior do que os óculos por ficarem adaptadas diretamente no olho de quem possui astigmatismo.

A Bausch + Lomb oferece duas marcas de lentes de contato gelatinosas no mercado brasileiro: SofLens® Toric e PureVision® Toric.

-fechar