bauschelomb

LENTES ESPECIAIS
tecnologia a serviço da visão

Presbiopia

A presbiopia, também conhecida como “vista cansada”, não é uma doença propriamente dita. Ela é na verdade uma condição normal do processo de envelhecimento do olho humano e por isso acaba ocorrendo com qualquer pessoa, 1mesmo as que fizeram algum tipo de correção visual cirúrgica no passado.

Após certa idade, o cristalino passa a ficar mais enrijecido e perde a flexibilidade para focar as imagens. 2

Em um olho normal, o cristalino fica responsável por direcionar a luz na retina, mudando seu formato (fazendo a acomodação) para conseguir um foco adequado e uma imagem nítida. 3

Quando uma pessoa passa a ter a presbiopia, o cristalino não consegue mais modificar o seu formato e assim a focalização das imagens de perto acaba ficando comprometida. 2

1Stein, Harold [et al.]. Contact Lenses – Fundamentals and clinical use, pag 21.
2(Cleber José Godinho [et al.]. O padrão CG em lentes de contato.– Rio de Janeiro: Cultura Médica, pág 24, 2008)
3(Cleber José Godinho [et al.]. O padrão CG em lentes de contato.– Rio de Janeiro: Cultura Médica, pág 23, 2008)
+ler mais

Sintomas

A pessoa com presbiopia vai afastando o objeto de perto (até o limite dos braços) para enxergar melhor. Quando mesmo assim a visão ainda permanece turva, é necessário algum tipo de correção visual.

Algumas pessoas apresentam ainda alguns sintomas iniciais da presbiopia como cansaço visual e cefaléia.

Correção da Presbiopia

Recomendamos sempre que você consulte o seu médico oftalmologista. Ele é a pessoa mais indicada para fazer uma análise de cada paciente e aconselhar sempre a melhor opção para cada um.

De qualquer maneira existem diversas boas opções de correção da presbiopia através do uso de lentes chamadas “convexas” que vão fazer a conversão correta das imagens até a retina.

Essas lentes podem ser utilizadas em óculos e lentes de contato.

Atualmente as lentes de contato acabam sendo uma opção para quem sofre com a presbiopia. Dentre os benefícios no uso das lentes de contato multifocais, temos:

1. Podem te oferecer uma liberdade muito maior do que os óculos para leitura, já que você não irá precisar andar com os óculos no pescoço ou ainda passar por situações desconfortáveis se esquecer dos seus óculos em casa;

2. As lentes de contato gelatinosas oferecem um grande conforto ao usuário;

3. Oferecem uma boa visão em qualquer distância (perto, intermediário ou longe).

A Bausch + Lomb possui excelentes opções em lentes multifocais e pode com certeza te ajudar a ter uma qualidade de vida e de visão muito melhores.

Faça o teste a seguir e descubra se você é um candidato potencial a usar as lentes de contato Multi-Focais. Depois, consulte seu médico oftalmologista para saber como você pode testar estas inovadoras lentes de contato.

1. Você tem dificuldade de ler a distâncias que antes não causavam problema? Sim/Não
2. Você tem dificuldade de ler em condições de pouca luminosidade? Sim/Não
3. Você tem dificuldade de ler à noite ou quando está cansado? Sim/Não
4. Você tem dificuldade de ver claramente quando dirige à noite? Sim/Não
5. Você tem a sensação freqüente de cansaço nos olhos? Sim/Não

Agora, olhe o quadro abaixo e responda às três últimas perguntas:

1. Você sente dificuldade para ler todas as linhas a uma distância confortável, ou seja, a aproximadamente 40 cm do seu rosto? Sim/Não
2. A leitura fica mais fácil, se você enxerga a uma distância maior (braço estendido)? Sim/Não
3. A leitura fica mais difícil, se você coloca o texto bem perto dos olhos, a aproximadamente 10 cm de distância? Sim/Não

Se você respondeu sim para as perguntas acima e sente dificuldade para ler pequenas letras ou qualquer imagem que esteja mais perto de você, a Bausch + Lomb possui lentes de contato que podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Converse com o seu médico oftalmologista!

-fechar